top of page
ABP

Quem é a ABP?

A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, é uma entidade privada, sem fins lucrativos que atualmente reúne 5.500 associados, congrega 55 federadas, 6 núcleos e 14 departamentos em todos os Estados da Federação. Foi fundada em 13 de agosto de 1966 na sala de reuniões do Instituto Psiquiátrico Philippe Pinel. A Associação Brasileira de Psiquiatria é uma entidade organizada em bases federativas para congregar todas as organizações psiquiátricas locais, estaduais, regionais ou sociedades médicas de interesses afins, bem como, todos os psiquiatras brasileiros. Como entidade representativa dos psiquiatras no Brasil, a ABP desenvolve documentos e projetos baseados em evidências científicas, que servem como referência para a boa prática da saúde mental em todo o país. Com notória representatividade no cenário da psiquiatria mundial, a ABP compartilha de seus recursos com toda a classe médica, para atualização diária do médico psiquiatra, além de colaborar significativamente para a diminuição do estigma e do sofrimento daqueles que passam por alguma doença mental.


Quem é o Associado Acadêmico?

O Associado Acadêmico da ABP é o estudante de medicina, a partir do 5º ano de graduação, que esteja matriculado em faculdade situada em território nacional e seja reconhecida pelo MEC. Os associados acadêmicos da ABP, além de ter todos os benefícios garantidos pelo Estatuto Social e Regimento da ABP, tem 75% de desconto no pagamento da anuidade. O objetivo é incentivar ao estudante de Psiquiatria que continue sua Educação Continuada e esteja associado a uma instituição de renome internacional.

 

Publicações

As publicações da ABP visam manter seus associados informados sobre as ações promovidas, além de fornecer conteúdo científico e técnico com foco no aprimoramento profissional, na educação continuada, no debate de novas técnicas e na atuação junto à sociedade.

 

Jornal Psiquiatria Hoje

Publicação oficial da Associação Brasileira de Psiquiatria, o Jornal Psiquiatria Hoje é um veículo institucional bimestral com tiragem de oito mil exemplares e foi criado em 1981. Atualmente é o veículo mais importante da psiquiatria nacional levando informação com precisão e contemporaneidade.

 

Revista Brasileira de Psiquiatria

A Revista Brasileira de Psiquiatria é a publicação científica da Associação Brasileira de Psiquiatria. A revista possui atualmente o maior fator de impacto junto a ISI, sendo 1.856, e sua tiragem é de 5500 exemplares. Também são editados dois suplementos anuais de interesse clínico. Sua missão é publicar trabalhos originais de todas as áreas da psiquiatria, com ênfase nas áreas de saúde pública, epidemiologia clínica, ciências básicas e problemas de saúde mental relevantes em nosso meio.

 

Revista Debates em Psiquiatria

Em medicina, uma das mais importantes formas de aprendizado é a atualização profissional e o estudo de casos clínicos. Por isso, a ABP oferece aos associados, através do Portal da Psiquiatria, uma revista específica na qual os interessados podem encontrar artigos que colaboram com a prática diária da especialidade.

 

Campanhas
 

Craque que é craque, não usa crack! 

Campanha institucional da ABP contra a produção, tráfico e consumo do crack no país. A campanha conta com o apoio de diversas entidades da sociedade civil e promove a educação e aconselhamento de usuários da droga e suas famílias; buscando parcerias no trabalho de prevenção da dependência química.

 

A Sociedade contra o preconceito

A Psicofobia é o medo, preconceito ou qualquer outra discriminação aos portadores de doenças mentais. O preconceito é a forma de estereotipar o doente mental. Nós da ABP também estamos engajados na luta contra o preconceito. Nossa campanha tem como objetivo principal a diminuição do estigma contra o paciente psiquiátrico e o médico psiquiatra. Temos nesta campanha o apoio de artistas e profissionais reconhecidos portadores de doenças mentais. Dentro desta campanha está encampado o projeto de lei que está sendo amplamente discutido no senado federal e entra também no texto da reforma do novo código penal brasileiro. Psicofobia é um crime!

 

Sou ABP, sou voluntário 

O projeto nasceu da parceria da ABP com a Cruz Vermelha Brasileira com o objetivo de sensibilizar os psiquiatras de todo o Brasil, mas, principalmente os do Rio Grande do Sul a se engajarem no atendimento às vítimas e familiares do incêndio na boate Kiss de Santa Maria em Janeiro de 2013. A campanha busca o apoio de psiquiatras para o atendimento à população vitimada por grandes tragédias.

 

Congresso Brasileiro de Psiquiatria

O Congresso Brasileiro de Psiquiatria – CBP, por oferecer importante atualização científica e profissional, recebe profissionais de todos os estados brasileiros, além de congressistas de vários países e chega a reunir mais de cinco mil participantes por edição.

O evento é voltado para psiquiatras e médicos de outras especialidades, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, estudantes e outros profissionais da saúde, em especial a saúde mental.

Nos últimos anos, o evento passou a exercer uma influência direta na sociedade leiga, através da divulgação de pesquisas e estudos que podem servir como base para o planejamento das políticas públicas de saúde mental nos âmbitos local, regional e nacional.

Estudantes de medicina à partir do 5º ano de graduação que sejam associados quites da ABP tem descontos especiais para participação no Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

 

Para mais informações, acesse o Portal da Psiquiatria e mídias sociais:

 

www.abpbrasil.org.br

 

facebook.com/abpbrasil

twitter.com/abpsiquiatria

instagram.com/abpbrasil

 

PATROCÍNIO:

bottom of page